sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por que alimentos, cosméticos e medicamentos estragam?


Se o produto venceu, azedou ou coisa parecida, jogue fora!


Por que alimentos, cosméticos e medicamentos estragam?
Ilustração:: Mariana Massarani       

Você pega um creme para passar no corpo e repara que o prazo de validade – xiiiii – já era. Abre a panela do feijão que ficou fora da geladeira e sente um cheiro estranho. Tira o pão de forma de dentro do pacote e vê umas manchas verdes. Agora me diz: você tem coragem de usar esse creme, comer esse feijão ou fazer uma torrada com esse pão? Nem ouse! Ingerir ou fazer uso de produtos estragados ou com o prazo de validade vencido pode ser muito prejudicial à saúde.
Dizer que um produto está estragado ou vencido significa dizer que ele sofreu transformações que levaram à perda de suas funções, propriedades ou qualidades iniciais, o que pode ser perigoso! A química e a biologia nos ajudam a compreender por que isso acontece. Vejamos...
Quando os cremes – assim como outros cosméticos e também os medicamentos – são fabricados, os especialistas fazem estudos para indicar na embalagem por quanto tempo está garantida a ação que é esperada e desejada daquele produto. Produtos desse tipo quando vencidos não só perdem a ação esperada como apresentam outras mudanças indesejadas. Nos alimentos pode ocorrer a produção de toxinas prejudiciais à saúde, nos colírios e em outros medicamentos podem surgir colônias de microrganismos, os batons podem alterar o sabor e os cremes, seu aroma. Mudanças como estas são pistas que nos alertam para manter o olho vivo no prazo de validade!
Falando em pistas... Além do prazo de validade, indicado na embalagem quando o produto é industrializado, devemos respeitar, também, os nossos sentidos. Se nosso olhos percebem algo estranho (como o mofo no pão), nosso nariz reclama de algum cheiro esquisito (como o do feijão estragado) ou nosso paladar detecta de imediato alguma coisa que os olhos ou o nariz deixam passar, jogue fora o alimento – ou a bebida – imediatamente. Eles perderam o valor nutricional e podem causar intoxicações graves.
Microrganismos, como bactérias e fungos, que estão pelo ar (até na nossa saliva) costumam ser os maiores responsáveis por estragar alimentos. O mofo que aparece no pão e nas frutas, por exemplo, é, na verdade, uma colônia de fungos. O doce que você abriu, comeu umas colheradas e guardou novamente na geladeira, pode azedar rapidinho por ter recebido algumas bactérias da sua saliva. O feijão e o arroz que estavam fresquinhos ontem, hoje podem apresentar uma aparência ou cheiro desagradável também por ação de algum desses microrganismos.
Bactérias e fungos se desenvolvem mais rapidamente onde há calor, umidade e pouca luz. Logo, a melhor maneira de evitá-los é conservar tudo em lugar limpo e arejado e, quando o produto for industrializado, em sua embalagem de origem bem fechada.
Recapitulando: atenção sempre para o prazo de validade e também para os seus sentidos!

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/arquivo-chc-2011/225/por-que-alimentos-cosmeticos-e-medicamentos-estragam?searchterm=por+que+medicamentos

Nenhum comentário: